Donos da banca

Advogados precisam ter conhecimento de gestão para alavancar a carreira

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28 de novembro de 2023, 14h44

A manhã do segundo dia da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira foi cheia de energia. Gritos, palmas e comemorações podiam ser ouvidos entre os painéis, dispostos um ao lado do outro. Em alguns momentos, até parecia uma competição. José Felipe Carneiro, co-fundador da Cervejaria Wäls e sócio da Ambev, aproveitou o momento para falar de marketing e como isso pode alavancar a carreira de um advogado.

Washington Alves/CFOAB
Painel 16 da Conferência Nacional da Advocacia sobre Marketing e gestão de escritórios

Pediu para que todos se levantassem e ao seu comando, imitassem o grito de guerra do filme “300”. Como todos estavam usando fones de ouvido, ninguém nas outras plateias entendeu, mas parou para olhar. “O maior ativo que temos é a atenção dos outros. No final das contas todo mundo aqui quer vender alguma coisa. Chamar a atenção depende de criatividade e ousadia. Usamos os mesmos artifícios que todos tinham: gritos e palmas, mas soubemos usar melhor”, finalizou.

A premissa de todos os especialistas da mesa “Marketing, empreendedorismo, inovação e gestão de carreira” era a mesma: o advogado deve saber se vender e gerir seus negócios para alavancar sua carreira. Fabiana Rosa, gerente jurídica do Sebrae-MG, apontou que o conhecimento de gestão é necessário para a atuação do advogado, mas é uma lacuna em sua formação. “O dono do pequeno escritório não se vê como empresário, todo conhecimento é voltado para o técnico jurídico e assim, ele negligencia o conhecimento de gestão”, disse. Lucca Mendes, membro da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do CFOAB, concorda: “As hard skills são importantes, mas são pré requisitos. É preciso entender onde você está, em uma lógica voltada ao cliente e ao mercado”.

Samer Agi, advogado e ex-juiz de Direito do TJ-DF, dissertou sobre as mídias sociais e as portas que elas podem abrir para que os profissionais do Direito façam negócio. “Quer você goste ou não, o celular passou a controlar a humanidade. Hoje você está em Belo Horizonte, você não esteve em outros lugares, mas todos nós, hoje, estivemos em algum momento nas redes sociais. Estamos tratando da rua mais movimentada do mundo. E nela fazemos negócio”, comentou. Agi acredita que, para ter uma boa visão de mundo e consequentemente dos negócios, é preciso buscar sempre o caminho inverso e ter uma mentalidade de empreendedor. 

O advogado crê que, para ter destaque, é preciso que a comunicação seja nota 10, assim com o conteúdo. Ele elencou os princípios que segue para se manter em destaque nas redes sociais. O primeiro é a pessoalidade, ou seja, fazer com que o seguidor sinta que quem está por trás das telas é de fato quem ele segue e não uma agência de publicidade. Depois, a proximidade. Para ele, é necessário estabelecer uma conexão com os potenciais clientes. Mais importante que as outras condições e mais difícil é a frequência, de acordo com Agi. 

Outro ponto trazido à tona pelos palestrantes foi a inovação. Fábio Campos, vice-presidente da Azul Linhas Aéreas, disse perceber que a busca incansável pela inovação é o que há em comum entre todos os temas abordados no painel. “Cada vez mais eu me convenço que nas nossas vidas e negócios, o que muda o ponteiro é buscar um diferencial. O que fez a Azul ser o que é foi isso”, comentou.

Ticiano Figueiredo, conselheiro federal da OAB/DF e sócio da Figueiredo & Velloso Advogados, completou que essa busca foi fundamental desde o início de sua carreira, em que usava as correntes de e-mail para conseguir contatos. Em certo momento da carreira, ele e o sócio perceberam que muitos civilistas se tornaram criminalistas. “Então foi a hora de fazer o contrário, porque percebemos que haveria um vácuo. E estávamos no caminho certo, do cível começou a haver espaço no regulatório”, finalizou. 

Panorama do evento
Promovida pelo CFOAB e pela seccional mineira da Ordem, a conferência tem como tema “Constituição, Democracia e Liberdades”. Desta segunda-feira (27/11) até quarta (29/11), serão 50 painéis com assuntos variados, especialmente sobre questões atuais do país. Ao longo do evento, a OAB espera receber cerca de 400 palestrantes e 20 mil profissionais.

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