devagar e sempre

Site do STJ segue instável após tentativa de ataque hacker

 

5 de março de 2025, 11h51

O site do Superior Tribunal de Justiça ainda apresenta instabilidade na manhã desta quarta-feira (5/3), cerca de 24 horas depois de uma tentativa infrutífera de ataque hacker.

STJ sede prédio

Ataque hacker ao site e sistemas do STJ foi repelido, segundo a corte

A ofensiva de criminosos digitais ocorreu na tarde de terça-feira (4/3), conforme confirmou a corte. Nenhum sistema foi derrubado, e os ataques foram bloqueados.

Isso levou à ativação de mecanismos de validação de acesso do usuário, por meio do teste chamado captcha, que diferencia bots de seres humanos.

É nesse cenário que a instabilidade ainda perdura. Não há confirmação sobre a identidade dos responsáveis pelo ataque.

Nota do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) identificou tentativas de ataque cibernético nesta terça-feira (4), porém essas tentativas foram todas bloqueadas pelas ferramentas informáticas de prevenção a invasões. Os sistemas do tribunal também não foram derrubados. Para lidar com a situação, como é de praxe, foram ativados mecanismos como a validação de acesso do usuário humano, o que pode causar lentidão, porém sem comprometer o funcionamento do portal e de seus serviços.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!