Seção Judiciária da Bahia apresenta projeto de atendimento virtual em congresso de IA
25 de janeiro de 2025, 8h49
Durante o I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial no Judiciário, que aconteceu entre os dias 15 e 17 deste mês, em Foz do Iguaçu (PR), a Seção Judiciária da Bahia (SJ-BA) apresentou o projeto Atendimento ao Público via chatbot com Inteligência Artificial.
A iniciativa visa aprimorar o atendimento ao público por meio do software de conversa, que recebeu o nome de Juju e Jefinho. A ferramenta utiliza inteligência artificial para fornecer informações detalhadas de processos por texto e áudio aos usuários via aplicativo de mensagens WhatsApp. A novidade pode ser acessada pelo número (71) 3616-4656 ou diretamente no portal da SJ-BA.
Como funciona
A SJ-BA esclarece que o chatbot Juju e Jefinho, projeto da 2ª Vara da Subseção de Vitória da Conquista, permite consultas detalhadas sobre processos dos Juizados Especiais Federais, oferecendo atendimento 24 horas, todos os dias. A iniciativa busca reduzir a demanda por atendimentos presenciais e telefônicos, permitindo que os servidores se concentrem em outras tarefas relacionadas ao fluxo dos processos.
Segundo informações da seccional, a delegação baiana presente no congresso foi composta pelos juízes federais Rafael Ianner (2ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista) e Marcel Peres (vice-coordenador do LABahia); pela diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE), Liliana Kelsch Sarmento e por Roberto Malheiros, servidor da 2ª Vara da Subseção de Vitória da Conquista e desenvolvedor do chatbot com IA.
O evento reuniu magistrados, pesquisadores, desenvolvedores de tecnologia, advogados e acadêmicos para debaterem sobre melhores práticas, e desafios éticos e técnicos da implementação da inteligência artificial no sistema de Justiça brasileiro. Com informações da assessoria de imprensa do CNJ.
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