Jornal Integração, de Tatuí, encerra atividades após 49 anos
24 de janeiro de 2025, 10h56
O Jornal Integração, de Tatuí (SP), encerra suas atividades neste sábado (25/1). A edição de número 2.313 será a última, após 49 anos de circulação.
O jornalista tatuiano José Reiner Fernandes, um dos fundadores do semanário, era até hoje o diretor responsável pela publicação, que cobria os principais acontecimentos do município interiorano.
“Este semanário encerra esse ciclo com o orgulho de ser respeitado por sua integridade e trabalho ético. Pela credibilidade como fonte confiável de informações. E a influência de sua linha editorial, valorizada por todos esses anos pela própria comunidade”, diz o editorial da última edição.
Natural de Tatuí, Celso de Mello, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, lamentou o fim do Jornal Integração.
“Tatuí e região perdem uma voz importante! Ambas sempre tiveram no jornal ‘Integração’ (que completou 49 anos de existência no dia 24/12/2024) um órgão de imprensa cuja atuação teve por permanente objetivo a defesa da causa pública! José Reiner Fernandes, como jornalista (formou-se na Cásper Líbero), sofreu processos cíveis e criminais em razão do seu ofício! Nunca cedeu! Ganhou todos esses processos! É uma pena o desaparecimento de mais um jornal do interior paulista! Acompanhei, desde sua 1ª edição (na época, eu era Promotor de Justiça), a jornada desse semanário, que fará muita falta!!!”, afirma.
De acordo com Celso, o semanário prestou “profícuos, laboriosos e relevantes serviços” e sempre agiu “em defesa da liberdade de expressão e honrando o compromisso de integridade e de respeito à cidadania, sem jamais haver faltado ao dever ético da verdade”.
O ministro ainda elogiou Fernandes. Para ele, o diretor do Jornal Integração representa “um notável paradigma de profissional da imprensa” e um modelo para as presentes e futuras gerações de jornalistas.
“Exemplo de brilhante e competente profissional de comunicação social, cuja respeitabilidade pessoal e fidelidade à grave missão histórica da imprensa (a busca e a transmissão da informação, o direito insuprimível de crítica e o compromisso irrenunciável com o dever da verdade) projetam-no, com honra e brilho, na história do jornalismo do interior paulista, notadamente em Tatuí e em seu entorno”, acrescenta.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!