Leandro Sarcedo assume Comissão de Estudos de Direito Médico do Iasp
16 de janeiro de 2025, 18h00
O advogado Leandro Sarcedo acaba de ser nomeado presidente da Comissão de Estudos de Direito Médico do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp). Ele chega integrado à equipe do novo presidente do Iasp, Diogo Leonardo Machado de Melo, que está iniciando seu mandato de três anos.
Segundo Sarcedo, que é professor no Mestrado de Direito Médico da Universidade Santo Amaro (Unisa), a nomeação se insere em um contexto de expansão do alcance do Direito Médico na sociedade sob vários aspectos, como o regulatório, responsabilidade civil, ético-disciplinar, contratual e consumerista, o que inclui o Direito Penal Médico.
“O Direito Médico como um todo, mas também o Direito Penal Médico, com suas especificidades e alto grau de complexidade, não é mais uma perspectiva de futuro, mas sim uma realidade crescente no mercado de trabalho do advogado”, afirma Sarcedo, mestre e doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Salamanca, na Espanha, com o tema “Consequências penais do consentimento e a prática médica contemporânea: cotejo entre os modelos de Brasil, Espanha e Portugal”.
No trabalho, Sarcedo aborda os constantes e acelerados avanços técnico-científicos da medicina e o atual estágio dos debates bioéticos, que demandam maior atenção dos penalistas ao tema do consentimento do titular do bem jurídico e suas consequências na seara penal.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!