diálogos jurídicos

Importante espaço de debates, Fórum de Lisboa chega à 13ª edição em julho

 

14 de janeiro de 2025, 13h28

Importante evento para diálogos sobre o mundo jurídico, o Fórum de Lisboa já tem datas e o eixo temático de sua 13ª edição. O evento ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de julho de 2025, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e o tema será “O Mundo em Transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.

XIII Fórum de Lisboa 2025

O evento ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de julho deste ano

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Fórum de Lisboa é promovido anualmente para debater visões e desafios jurídicos enfrentados pelos países da Europa e pelo Brasil.

Com a união das instituições organizadoras e a participação de acadêmicos, juristas, autoridades e representantes da sociedade, o objetivo do evento é trazer o intercâmbio de experiências, o compartilhamento de inovações em sistemas jurídicos, além do aprimoramento das instituições públicas e privadas. O encontro também fortalece as relações entre os países presentes e traz possibilidades de soluções para problemas mundiais.

XII Fórum de Lisboa

Em sua edição de 2024, o evento reuniu autoridades brasileiras, que palestraram durante três dias. Alguns dos presentes foram: Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Ronaldo Caiado, governador de Goiás; e João Campos, prefeito de Recife.

Do Superior Tribunal de Justiça, mais de dez ministros marcaram presença na última edição. O ministro Luis Felipe Salomão, por exemplo, participou de cinco mesas de debate. Já do Supremo Tribunal Federal, estavam os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, que participaram de discussões sobre o futuro da democracia, instituições no Estado democrático, separação de poderes e os riscos da inteligência artificial.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!