Alexandre de Moraes manda Bolsonaro comprovar convite para posse de Trump
11 de janeiro de 2025, 14h30
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ordenou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresente documento oficial que comprove que ele foi convidado para a posse do presidente norte-americano Donald Trump.
A decisão se deu em resposta a pedido de Bolsonaro para devolução de seu passaporte e autorização de viagem ao exterior para posse do presidente norte-americano, Donald Trump.
Na decisão, o ministro explicou que antes de analisar o pedido é necessário que haja comprovação concreta do convite, uma vez que, a mensagem que supostamente teria feito o convite veio a partir de um endereço de e-mail não identificado.
O passaporte de Bolsonaro foi apreendido por determinação do ministro Alexandre de Moraes. O magistrado considerou que havia risco de fuga do ex-presidente que tem sua conduta apurada no âmbito de ação sobre a tentativa de golpe de Estado e suposto desvio de joias de alto valor recebidas de autoridades estrangeiras. A decisão foi confirmada pela1ª Turma do STF.
Além da apreensão do passaporte, Bolsonaro também está proibido de manter contato com os demais investigados citados na decisão e de se ausentar do país.
Clique aqui para ler a decisão
PET 12.100
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!