Seleção obrigatória

Exame Nacional dos Cartórios está com inscrições abertas até o dia 27

Autor

6 de fevereiro de 2025, 18h13

Estão abertas até o dia 27 deste mês as inscrições para o 1º Exame Nacional dos Cartórios (Enac). A habilitação na prova é um requisito para os interessados em participar de concursos públicos para a titularidade de cartórios em todo o país. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da FGV Conhecimento. A taxa é de R$ 150.

A prova está prevista para ser aplicada no dia 13 de abril, em todas as capitais

A prova está prevista para ser aplicada no dia 13 de abril, em todas as capitais do país. De acordo com o edital, serão cem questões de múltipla escolha abordando disciplinas como Direito Notarial e Registral, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil e Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Penal e Processual Penal, além de conhecimentos gerais.

Para participar, o candidato deve ser formado em Direito ou ter exercido por dez anos função em serviços notariais ou de registros. Também é preciso ser maior de 18 anos, ter nacionalidade brasileira (nata ou naturalizada) ou ter naturalidade portuguesa.

Por ser um exame de habilitação, a prova não terá caráter classificatório, nem há vagas a serem preenchidas. Mas é preciso ser aprovado para concorrer em concursos para titularidade de cartórios. Para isso, é preciso acertar pelo menos 60% das questões. Para candidatos autodeclarados negros, indígenas ou com deficiência, o critério de aprovação é de 50% de acertos.

O Enac foi instituído pelo CNJ e deve ocorrer pelo menos duas vezes ao ano. A iniciativa busca padronizar o nível de conhecimento exigido para quem quer ser titular em cartórios, além de fortalecer a transparência nos processos de seleção. O Enac segue o modelo do Exame Nacional da Magistratura (Enam), que busca habilitar candidatos ao cargo de juiz e está em sua terceira edição.

Expertise

Encarregada de elaborar a prova do Enac e organizar toda sua logística de aplicação no país, a FGV Conhecimento tem longa experiência em seleções e habilitações na área jurídica.

Só no Poder Judiciário, a instituição é também é encarregada pela execução do Enam e do Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho, além da seleção de juízes e servidores para tribunais federais e em vários estados.

Há mais de dez anos, a FGV Conhecimento também é responsável pelo Exame de Ordem da OAB, que seleciona todos os advogados que atuam no país.

O portfólio ainda inclui seleções em todas as regiões do Brasil, em concursos de governos estaduais, municipais, Poder Legislativo, autarquias e órgãos públicos federais. Os exames são elaborados para selecionar profissionais nas áreas jurídica, de saúde, educação, segurança pública, fazendária ou bancária.

Clique aqui para se inscrever

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!