Caasp 89 anos: olhar o presente e esculpir o futuro
1 de fevereiro de 2025, 15h23
Não somos como há 30 anos. Talvez nem sejamos os mesmos de três anos atrás. O ritmo da civilização, ditado pelo avanço tecnológico, requer de cada um total predisposição a mudanças, a novas formas de convívio e de trabalho, o que não significa abdicar de experiências positivas. Quem não compreender o dinamismo do mundo atual correrá o risco do isolamento, o risco de viver numa bolha presa ao passado.
Uma entidade de classe, especialmente se for do campo assistencial, precisa estar em sintonia com a contemporaneidade. Não se trata de privilegiar modismos efêmeros, mas de reconhecer as necessidades atuais do seu público e atendê-las. Esse é o desafio da Caasp, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, maior instituição do país entre as congêneres, consagrada como braço assistencial da OAB São Paulo, e que completa 89 anos de existência neste dia 3 de fevereiro.
Na gestão que se inicia, à frente da qual temos a honra de estar, a tarefa de projetar para o futuro uma instituição de quase nove décadas é desafiadora, pois nos comprometemos a aprimorar uma prestação de serviços notadamente eficaz, que nos últimos três anos descentralizou-se e diversificou-se, alcançando indistintamente a advocacia de todo o estado de São Paulo.
Nosso olhar sobre a advocacia paulista é realista, sabemos das suas necessidades de saúde preventiva, especialmente a saúde mental. Identificamos o anseio da classe por mais parcerias nas áreas educacional, cultural, de lazer, de entretenimento, de turismo e várias outras. Reconhecemos a grande demanda dos colegas pelos medicamentos e outros produtos em nossas farmácias, bem como a facilidade de aquisição desses itens — e também os de livraria — por meio virtual. Estamos cientes do apreço da classe pela prática esportiva, em inúmeras modalidades.
Para que cada área de prestação de serviço mencionada acima — e outras — ganhe impulso, contamos com uma diretoria que desde logo se mostra abnegada, e com um corpo de colaboradores de alta qualificação técnica. Juntos, preservaremos as conquistas e abraçaremos novas iniciativas em prol dos colegas de todas as idades, gêneros, raças e credos, e também dos seus familiares.
Se a Caasp consagrou-se ao longo de 89 anos por proporcionar bem-estar para a advocacia paulista e socorrê-la nos momentos de infortúnio, o faz com recursos provenientes da própria classe. O rigor na aplicação de receitas orçamentárias será absoluto, nenhum centavo será despendido para finalidade alheia aos interesses da advocacia.
Não se pode esquecer que a Caixa de Assistência possui como missão estatutária socorrer pecuniariamente advogados e advogadas em situação de penúria, especialmente aqueles impedidos de exercer a profissão por problemas de saúde. A esses colegas, justamente os que mais precisam da Caixa de Assistência, nosso olhar não será apenas humanitário, mas proativo.
A Caasp, portanto, celebra seus 89 anos disposta a dar nova vida à prestação de serviços e à concessão de benefícios à advocacia. O importante rol de iniciativas exitosas da gestão anterior será preservado e ganhará corpo mediante novos projetos: continuidade e inovação formarão uma dupla imbatível em prol dos advogados e das advogadas de todo o estado de São Paulo.
Paralelamente, estamos prontos para fazer coro à OAB SP em suas lutas por uma sociedade mais justa e igualitária, em que o conceito de Direitos Humanos seja por todos compreendido.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!