Congresso debate excessos e consequências da 'lava jato' no Peru e no Brasil
29 de outubro de 2024, 21h45
As consequências nocivas da “lava jato” nos campos jurídico, social e econômico serão debatidas no Congresso de Direito Processual Penal — O Caso Lava Jato: Cooperação e Comparação Peru-Brasil, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro, em Lima.
O evento será organizado pelos grupos LP — Pasión por el Derecho, do Peru, e Prerrogativas, do Brasil, com apoio do Colégio de Advogados do Peru.
A iniciativa é fruto da preocupação de advogados peruanos com os excessos promovidos na versão local da autodenominada força-tarefa, que adotou um modelo muito próximo do implementado no Brasil, onde a “lava jato” cometeu inúmeros abusos e agora tem seus atos anulados por decisões do Supremo Tribunal Federal.
No Peru, as consequências foram também graves. Uma constante instabilidade política vem acometendo o país, com relações estremecidas entre os Poderes Executivo e Legislativo, consequência, entre outros fatores, da ordem de prisão de quatro ex-presidentes do país — Alejandro Toledo, Ollanta Humala, Pedro Pablo Kuczynski e Alan García, que cometeu suicídio para evitar a prisão.
Clique aqui para saber mais
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!