festa da democracia

Eleição da OAB-SP tem chapas definidas: conheça os candidatos

Autor

23 de outubro de 2024, 13h56

A eleição de 2024 para a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) terá seis chapas. O número de concorrentes foi confirmado no final desta terça-feira (23/10), quando foram encerradas as inscrições.

OAB-SP tem seis chapas inscritas

Diferentemente do pleito anterior — em que foi eleita a primeira mulher a presidir a OAB-SP, Patrícia Vanzolini —, a disputa agora terá apenas homens encabeçando as chapas.

Patrícia não tentará a reeleição, mas buscará uma vaga no Conselho Federal da OAB. A chapa apoiada por ela na eleição paulista, OAB Sempre em Frente, é liderada por Leonardo Sica, hoje vice-presidente. Daniela Marchi Magalhães concorre junto dele.

Quem tenta uma nova condução ao cargo é Caio Augusto Silva dos Santos, que presidiu a seccional no triênio anterior. A candidata a vice-presidente em sua chapa é Angela Vidal Gandra da Silva Martins.

Também com histórico de atuação executiva na OAB-SP, Carlos Fernando de Faria Kauffmann e Paulo Roberto Quissi encabeçam outras duas chapas. O primeiro deles, da chapa OAB Unida, tem Lucineia Rosa dos Santos como vice, enquanto o segundo é acompanhado de Fabiana Junqueira Middleton Quezada na Muda OAB.

Ainda estão na disputa Renato Ribeiro de Almeida, com a advogada Adriana de Morais na chapa OAB Popular; e Alfredo Scaff Filho, acompanhado de Maristela Basso na Nova Ordem. A eleição está marcada para o dia 21 de novembro.

Os candidatos à presidência da OAB-SP

Alfredo Scaff Filho — Sócio da Scaff Consultoria, formou-se pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1992. Além de ter atuado na iniciativa privada, ocupou cargos públicos na Polícia Civil, na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e, nos últimos dois anos, como assessor comissionado na Assembleia Legislativa paulista. Foi presidente do Brazil America Council e comentarista da Jovem Pan. Na OAB-SP, foi assessor da Comissão Especial da Reforma Política.

Caio Augusto Silva dos Santos — Sócio do escritório Silva dos Santos e Aznar Sociedade de Advogados. É formado pela Instituição Toledo de Ensino, na qual também obteve mestrado em Direito Constitucional. Foi presidente da subseção de Bauru e também da seccional paulista da OAB no triênio 2019-2021, além de ter sido secretário-geral da entidade. Foi eleito como suplente para deputado federal em 2022 pelo União Brasil.

Carlos Fernando de Faria Kauffmann — Advogado criminalista e sócio do escritório Kauffmann e Soares. Formou-se em 1992 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde concluiu mestrado. Na instituição, leciona Direito Processual Penal, área sobre a qual publicou livros. Na OAB-SP, foi conselheiro por dois mandatos seguidos, de 2010 a 2015, e se reelegeu para o triênio 2019-2021, quando presidiu o Tribunal de Ética e Disciplina da seccional.

Leonardo Sica — Advogado criminalista e sócio do escritório Sica Advocacia. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), em 1996, também concluiu mestrado e doutorado pela instituição em Direito Penal. É autor de livros sobre o tema. Foi presidente da Associação dos Advogados de São Paulo no biênio 2015-2016 e, atualmente, ocupa a vice-presidência da OAB-SP, após ter cedido, na eleição anterior, a cabeça de chapa para a atual presidente.

Paulo Roberto Quissi — Sócio da banca Pazelo e Quissi Advogados Associados, Quissi é formado pela Universidade Bandeirante de São Paulo, em 2006, e tem especialização em Direito Penal e mestrado em Direito Humanos Fundamentais pelo Centro Universitário Fieo (Unifieo). É presidente-fundador da Associação dos Advogados Empreendedores e também preside a subseção da OAB em Carapicuíba, em seu terceiro mandato.

Renato Ribeiro de Almeida — Sócio da banca Ribeiro de Almeida & Advogados Associados, Almeida é formado pela USP, onde obteve doutorado em Direito do Estado. Também é mestre em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie. É coordenador acadêmico da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), área sobre a qual publicou livros e leciona em diferentes instituições. Na OAB-SP, ocupa o posto de membro efetivo da comissão especial de Direito Eleitoral.

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!