ESTÚDIO CONJUR

Alexandre, Zanin e outras autoridades receberão prêmios Dom Quixote e Sancho Pança

 

17 de outubro de 2024, 9h00

A Revista Justiça & Cidadania promove, na próxima terça-feira (22/10), no Supremo Tribunal Federal, a 31ª edição dos Prêmios Dom Quixote e Sancho Pança.

Alexandre, Zanin e outras autoridades receberão prêmios Dom Quixote e Sancho Pança

O evento homenageia personalidades e instituições que se destacam por contribuir na defesa e no fortalecimento da justiça, dos direitos humanos, da cidadania e da democracia. A celebração ocorrerá a partir das 18h no Salão Branco do STF, que fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

O Prêmio Dom Quixote é uma celebração daqueles que, assim como o icônico personagem do escritor espanhol Miguel de Cervantes, dedicam suas vidas à luta por causas nobres, muitas vezes enfrentando desafios gigantescos, mas nunca abrindo mão de valores e ideais. Por sua vez, o Troféu Sancho Pança homenageia aqueles que já receberam o Troféu Dom Quixote e se mantiveram fiéis aos mesmos princípios e valores.

Entre os homenageados com o Troféu Dom Quixote deste ano estão o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL); o advogado-geral da União, Jorge Messias; e o ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin.

As seguintes personalidades também receberão o prêmio: o senador Davi Alcolumbre (União-AP); os ministros do Superior Tribunal de Justiça Isabel Gallotti; Marco Buzzi; Gurgel de Faria; Joel Ilan Paciornik; Paulo Sérgio Domingues; e Daniela Teixeira; as ministras o Tribunal Superior Eleitoral Edilêne Lobo e Vera Lúcia Santana Araújo; a integrante do Conselho Nacional de Justiça Daiane Nogueira de Lira; a diretora de Redação da revista Justiça & Cidadania, Erika Siebler Branco; a presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte; a professora de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Rosa Nery; a professora de medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ludhmila Hajjar; e os advogados Roberta Rangel e Rodrigo Salomão.

Já o Troféu Sancho Pança congratulará o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Outras três pessoas vão ser agraciadas: Flávio Galdino, professor de direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Roberto Rosas, doutor em direito pela Universidade de Brasília (UnB), e Pablo Meneses, vice-presidente da Rede D’or.

25 anos

O evento também comemora os 25 anos de existência da Revista Justiça & Cidadania, idealizada pelos jornalistas Orpheu Santos Salles e seu filho, Tiago Santos Salles.

Em homenagem ao marco histórico, durante a cerimônia será realizada a entrega de medalhas comemorativas aos presidentes de tribunais superiores, dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais do Trabalho como forma de reconhecimento pela promoção da justiça e da cidadania nas instituições.

Entre os confirmados na cerimônia estão o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin; e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga.

Ao final do evento, a exposição “Justiça & Cidadania: 25 anos de história” marcará a trajetória da publicação.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!