Direto de Roma

De portas abertas para o desenvolvimento

Autor

9 de outubro de 2024, 7h01

O ano de 2024 guarda especial importância para o relacionamento bilateral entre Brasil e Itália, não só pela celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, mas também pelas visitas de alto nível já realizadas, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula do G7, em junho, e a visita de Estado ao Brasil do presidente da Itália, Sergio Mattarella, no mês seguinte.

Presidentes Lula e Sergio Mattarella posam para foto

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Sergio Mattarella, da Itália

Além do significado histórico e simbólico da visita de Mattarella, a assinatura de cinco atos bilaterais enriqueceu o arcabouço da parceria bilateral, com resultados concretos para as populações de ambos os países. O intenso relacionamento institucional entre Brasil e Itália tem sido caracterizado, também, pela coincidência das presidências italiana do G7 e brasileira do G20. Nesse contexto, o momento atual abre especial oportunidade para impulsionar ampla gama de agendas.

A colaboração no campo da segurança pública, em particular, é pilar fundamental do relacionamento bilateral, abrangendo ações conjuntas bem-sucedidas no combate ao crime organizado, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Na área de ciência, tecnologia e inovação, o robusto intercâmbio entre instituições científicas brasileiras e italianas contribui para avanços nos segmentos em áreas como medicina, biotecnologia, agricultura, física, matemática e energias renováveis, entre tantas outras.

No âmbito da segurança alimentar, Brasil e Itália reconhecem que, apesar do progresso, a fome e a pobreza são desafios globais persistentes que minam o desenvolvimento e a estabilidade. Durante a presidência de turno do G20, o Brasil elegeu a inclusão social e o combate à fome e à pobreza como prioridades.

Como reflexo da importância atribuída a esses temas, em novembro, será lançada a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, plataforma pela qual países que demandam assistência ao desenvolvimento identificarão parceiros capazes de fornecer apoio para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (erradicação da pobreza) e 2 (fome zero).

E no que tange aos desafios associados à transição energética, identificam-se sinergias entre Brasil e Itália na promoção de biocombustíveis e hidrogênio de baixa emissão de carbono, setores em que a Itália pode beneficiar-se do potencial e experiência do Brasil para incrementar a segurança energética e, a um só tempo, combater os efeitos adversos das mudanças do clima.

2º Fórum Esfera Internacional

A promoção do 2º Fórum Esfera Internacional em Roma não apenas celebra a longa história de cooperação entre Brasil e Itália, mas nos convida a refletir sobre o futuro e a identificar oportunidades de inovação, diversificação e fortalecimento de nossas economias, por meio de estratégias social e ambientalmente sustentáveis, com responsabilidade social.

Entre os dias 11 e 12 de outubro, reuniremos especialistas e autoridades em diálogos sobre desafios globais e temas fundamentais das relações bilaterais, que versam da cooperação institucional ao fomento da inovação tecnológica, passando por temas como transição energética e segurança alimentar.

Clique aqui e saiba mais

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!