Voto a voto

Segundo turno da eleição em São Paulo terá disputa entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos

 

6 de outubro de 2024, 21h10

O segundo turno das eleições para a Prefeitura de São Paulo será disputado entre o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), e Guilherme Boulos (PSOL). Em um cenário de enorme equilíbrio na disputa, Pablo Marçal (PRTB) ficou em terceiro lugar neste domingo (6/10), com uma quantidade de votos muito próxima dos dois primeiros colocados. O segundo turno ocorrerá no próximo dia 27.

Ricardo Nunes e Guilherme Boulos vão disputar segundo turno em São Paulo

Com 99,52% das urnas apuradas até a publicação desta notícia, Nunes obteve 29,49% dos votos válidos, enquanto Boulos ficou com 29,06%. Na sequência, apareceram Marçal (28,14 %); Tabata Amaral, do PSB (9,92%); José Luís Datena, do PSDB (1,84%); Marina Helena, do Novo (1,38%); Ricardo Senese, da UP (0,09%); Altino Prazeres, do PSTU (0,05%); João Pimenta, do PCO (0,02%); e Bebeto Haddad, do DC (0,01%); .

A disputa em São Paulo foi marcada por ataques entre os candidatos. O momento mais agressivo ocorreu em 15 de setembro, quando Datena deu uma cadeirada em Pablo Marçal durante o debate da TV Cultura. E o terceiro colocado provocou enorme confusão na noite de sexta-feira (4/10) ao divulgar um laudo médico falso que “atestava” o uso de cocaína por Boulos. Essa atitude pode ter custado votos valiosos para Marçal e, além disso, pode resultar em ação por crime eleitoral, com o risco de comprometimento de sua elegibilidade.

Nunes assumiu a prefeitura em maio de 2021, após a morte de Bruno Covas, de quem era vice-prefeito. Boulos, que atualmente é deputado federal por São Paulo, ficou conhecido por sua atuação como líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Candidatos falam

Boulos comemorou o resultado e agradeceu pelos mais de 1,7 milhão de votos recebidos. Ele falou a apoiadores na noite deste domingo.

“São Paulo é uma cidade potente. É a cidade mais rica do Brasil e da América Latina. Nossa missão é fazer com que essa riqueza chegue para todos. Foram as periferias da cidade que nos levaram para o segundo turno. Quero dizer para você que pega ônibus lotado: você não está sozinho”, disse ele.

Nunes também agradeceu pelos votos recebidos. O prefeito falou a apoiadores depois de o resultado apontar o segundo turno em São Paulo e disse que, se reeleito, governará “para todos”.

“A cidade de São Paulo é a cidade da oportunidade, do emprego e do trabalho. Nós vamos continuar em um caminho seguro para aqueles que desejam ter oportunidade.”

 

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!