Atrás das grades

Primeiro turno das eleições teve 515 prisões por crimes eleitorais

 

6 de outubro de 2024, 20h46

O primeiro turno das eleições municipais, que ocorreu neste domingo (6/10), teve 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões, segundo o balanço parcial do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), gerado às 19h30. O balanço final está previsto para a manhã desta segunda-feira (7/10).

Primeiro turno das eleições ocorreram neste domingo por todo o Brasil

Entre as mais de 500 prisões contabilizadas até agora, 22 foram de candidatos flagrados cometendo crimes.

As ocorrências de boca de urna foram a maior parte dos crimes eleitorais, com 1.057 flagrantes. O crime de compra de votos/corrupção eleitoral foi o segundo mais cometido, com um total de 423 ocorrências.

O balanço informa ainda os registros dos crimes de propaganda eleitoral irregular (309); de violação ou de tentativa de violação do sigilo de voto (203); e de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral (64).

Os agentes de fiscalização apreenderam mais de R$ 520 mil nas ocorrências. Outras apreensões foram de 47 veículos em uso para transporte irregular de eleitores e de 28 armas de fogo em posse dos abordados.

Os dados são enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pelas Secretarias de Segurança Pública estaduais e pelas equipes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública que atuam nos estados. Com informações da Agência Brasil.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!