IA generativa

Jusbrasil lança ferramentas de IA para facilitar acompanhamento e resumir decisões

 

27 de novembro de 2024, 21h59

O site Jusbrasil lançou duas ferramentas utilizando inteligência artificial generativa. Uma delas, a “Entender Mais”, possibilitará que os usuários compreendam as movimentações processuais de forma mais clara. Já a ferramenta “Resultados Enriquecidos” vai disponibilizar decisões resumidas.

OAB Nacional aprovou recomendações para uso de inteligência artificial regenerativa na prática da advocacia

Ferramentas pretendem tornar decisões e movimentações processuais mais acessíveis para os usuários

“Essa funcionalidade atende à crescente demanda social por um Direito mais acessível e transparente”, afirma Flaviano Neto, gerente de Produtos do Jusbrasil.

No caso da ferramenta “Entender Mais”, a inteligência artificial simplificará termos jurídicos, permitindo uma comunicação mais direta com os usuários. A funcionalidade está em fase inicial e pode apresentar inconsistências, por isso, está em monitoramento. O Jusbrasil encoraja os usuários a dar retornos para que sejam corrigidos eventuais erros.

Já o objetivo da ferramenta “Resultados Enriquecidos” é evitar que advogados recebam decisões sem utilidade para sua pesquisa. Ela buscará fazer uma triagem mais eficiente e “condizente com o que procuram” os profissionais, segundo a plataforma.

JusticIA

No final do ano passado, o Jus.com.br anunciou o lançamento de uma ferramenta de inteligência artificial, a JusticIA. Trata-se de um assistente jurídico com inteligência artificial. A ferramenta tem como objetivo, segundo o site, tornar o Direito mais acessível, adotando uma linguagem apropriada para todas as pessoas.

Integrado à extensa base de dados do Jus.com.br, o assistente é capaz de interpretar e simplificar termos jurídicos, tirar dúvidas e auxiliar na elaboração de documentos.

As informações fornecidas incluem referências às fontes, incentivando escolhas apoiadas. “Nosso intuito é proporcionar uma interação consciente e eficiente com o Direito, fortalecendo a confiança dos usuários”, enfatiza Paulo Gustavo, fundador da plataforma.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!