ESTÚDIO CONJUR

Livro em homenagem a Bruno Dantas será lançado em 4/12, em Brasília

 

25 de novembro de 2024, 11h05

O livro O novo perfil do controle difuso de constitucionalidade (Fórum) será lançado em 4 de dezembro, em Brasília. A obra é uma mescla de estudos em homenagem ao professor e ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União, nos 20 anos da repercussão geral. O lançamento ocorrerá a partir das 18h no salão nobre do TCU, que fia na SAFS, Quadra 4, lote 1, na capital federal.

Livro em homenagem a Bruno Dantas será lançado em 4/12

A obra tem como coordenadores o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes; a ministra do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral Maria Isabel Gallotti; e a professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Teresa Arruda Alvim.

Em nota, os coordenadores apontam que Bruno Dantas produziu estudos importantes sobre o controle de constitucionalidade e a sistemática da repercussão geral.

“Não se cuida tão somente de uma homenagem, mas igualmente de uma celebração ao espírito crítico e inovador que o professor Bruno Dantas sempre defendeu em sua trajetória. Ao reunir estudos de juristas que compartilham desse mesmo compromisso com o avanço do Direito, a obra reflete essa busca constante por uma justiça mais eficiente, acessível e atenta às mudanças sociais. Cada capítulo é um tributo à capacidade
de renovação do sistema jurídico brasileiro, ao qual o professor e ministro Bruno Dantas tanto tencionou aprimorar”, dizem Gilmar, Galotti e Arruda Alvim.

O prefácio é escrito pelo ex-presidente da República José Sarney. “Bruno Dantas pode ser feliz por invocar a sua idade: ainda jovem alcançou reconhecimento como grande jurista, administrador público e inovador. Este livro é uma consagração e o reconhecimento de seu talento, sua inteligência e sua capacidade. Ele lapidou sua inteligência com o preparo que acumulou sendo doutor, mestre e professor de universidades brasileiras e internacionais, além de membro de Corte de grande prestígio internacional”, aponta Sarney.

Segundo o ex-presidente, Dantas tem a “característica de ser um pensador voltado para o futuro, daí seu espírito de inovação e renovação”.

“Ele sabe que o mundo do futuro não será feito de países grandes ou pequenos, mas de países que dominem a ciência e a tecnologia e estejam aptos a lidar com a confrontação com o cérebro humano, que, como diz Yuval Harari, ‘tem a limitação que a bioquímica orgânica impõe a neurônios de carbono enfrentando os computadores com cérebros de chips de silício, sem limitações, que nos podem superar, como já superam, acumulando milhões de informações’. Esse mundo fantástico nos atemoriza, e não sabemos o que vai ser essa nova sociedade”.

Conforme Sarney, Bruno Dantas é um dos maiores ministros que já passaram pelo TCU. Ele “já entrou na História do Tribunal de Contas da União e do pensamento jurídico do Brasil como inovador, mestre com personalidade de destaque no mundo universitário, como docente e professor visitante de várias universidades internacionais”, diz o emedebista.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!