Arautos do Evangelho

Morre o grande líder católico João Scognamiglio Clá Dias

 

1 de novembro de 2024, 10h20

Em decorrência de acidente vascular cerebral, nesta sexta-feira (1º/11), faleceu o Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, aos 85 anos, fundador da associação internacional “Os Arautos do Evangelho”.

Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias

O Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias faleceu nesta sexta-feira 

Após ter cursado Direito na Faculdade do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo, formou-se pela escola tomista de Salamanca, na Espanha, sob a orientação de eminentes catedráticos dominicanos, como os padres Victorino Rodríguez y Rodríguez, Antonio Royo Marín, Arturo Alonso Lobo e Estéban Gómez.

Mais tarde obteve láureas em Psicologia e Humanidades e doutorou-se em Direito Canônico e em Teologia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), de Roma.

Em 1958 serviu o Exército Brasileiro, no qual foi condecorado com a mais distinta honraria militar no âmbito da formação, a medalha Marechal Hermes. Este período de sua vida influenciou consideravelmente a nota marcial que mais tarde imprimiria aos Arautos do Evangelho.

Fundou o Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista e o Instituto Teológico São Tomás de Aquino, assim como a revista científica Lumen Veritatis e a revista de cultura católica Arautos do Evangelho. Escreveu 27 obras, várias traduzidas a até sete idiomas e algumas com tiragem superior a 2 milhões de exemplares.

Em 1995, depois da morte de Plínio Corrêa de Oliveira, Clá Dias coordenou a criação de três entidades de direito pontifício: a Associação Privada Internacional de Fiéis Arautos do Evangelho, aprovada em 2001 pelo Papa João Paulo II; a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli; e a Sociedade Feminina de Vida Apostólica Regina Virginum, ambas aprovadas pelo Papa Bento XVI em 2009.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!