Morre o grande líder católico João Scognamiglio Clá Dias
1 de novembro de 2024, 10h20
Em decorrência de acidente vascular cerebral, nesta sexta-feira (1º/11), faleceu o Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, aos 85 anos, fundador da associação internacional “Os Arautos do Evangelho”.
Após ter cursado Direito na Faculdade do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo, formou-se pela escola tomista de Salamanca, na Espanha, sob a orientação de eminentes catedráticos dominicanos, como os padres Victorino Rodríguez y Rodríguez, Antonio Royo Marín, Arturo Alonso Lobo e Estéban Gómez.
Mais tarde obteve láureas em Psicologia e Humanidades e doutorou-se em Direito Canônico e em Teologia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), de Roma.
Em 1958 serviu o Exército Brasileiro, no qual foi condecorado com a mais distinta honraria militar no âmbito da formação, a medalha Marechal Hermes. Este período de sua vida influenciou consideravelmente a nota marcial que mais tarde imprimiria aos Arautos do Evangelho.
Fundou o Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista e o Instituto Teológico São Tomás de Aquino, assim como a revista científica Lumen Veritatis e a revista de cultura católica Arautos do Evangelho. Escreveu 27 obras, várias traduzidas a até sete idiomas e algumas com tiragem superior a 2 milhões de exemplares.
Em 1995, depois da morte de Plínio Corrêa de Oliveira, Clá Dias coordenou a criação de três entidades de direito pontifício: a Associação Privada Internacional de Fiéis Arautos do Evangelho, aprovada em 2001 pelo Papa João Paulo II; a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli; e a Sociedade Feminina de Vida Apostólica Regina Virginum, ambas aprovadas pelo Papa Bento XVI em 2009.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!