FIM DA JORNADA

TRF-3 conclui concurso da magistratura com recorde de aprovação de juízes substitutos

 

24 de junho de 2024, 20h16

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS) concluiu nesta sexta-feira (21/6) o XX Concurso da 3ª Região dando posse a 104 juízas e juízes federais, um número inédito de aprovação em relação a certames anteriores.

O edital foi publicado em outubro de 2021 com conclusão do exame em junho de 2024.

Além disso, foi aprovado também um número recorde de juízas e juízes negros, num total de 14. “A política de cotas dos concursos da magistratura a meu ver tem se mostrado insuficiente e precisa passar por reformulações em busca de uma maior eficácia. Mas conseguimos de toda forma um número significativo! Nossa carreira tem que refletir a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira”, comentou o desembargador federal Paulo Fontes, responsável por presidir a comissão do exame.

A comissão de membros efetivos foi composta também pela desembargadora federal Inês Virgínia Prado Soares, a juíza federal Gisele Bueno da Cruz de Lima, André Ramos Tavares (professor titular da Faculdade de Direito da USP), Helena Regina Lobo da Costa (representante da OAB) e a procuradora regional da República Geisa de Assis Rodrigues.

O curso de formação inicial para magistrados já acontece a partir desta segunda-feira (24/6), ministrado pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), em coparticipação com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!