LUTO NA ADVOCACIA

Missa de 7º dia de Ricardo Lira ocorre nesta terça (25/6) no Rio

 

24 de junho de 2024, 17h30

Acontece nesta terça-feira (25/6), na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, a missa de sétimo dia do advogado e professor Ricardo César Pereira Lira.

Lira formou-se em Direito em 1955 pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde tornou-se doutor em Direito em 1972. Marcou a história da instituição, na qual chegou ao cargo de vice-diretor e foi um dos precursores do programa de pós-graduação.

Ricardo Lira era um dos maiores especialistas em Direito Urbanístico do país

Um dos mais respeitados especialistas em Direito Urbanístico e de Cidades do país e autor de obras referenciais sobre o tema, Lira era defensor intransigente da função social da propriedade e dedicou sua carreira a matérias relativas à propriedade urbana e responsabilidade civil.

Presidiu o Instituto dos Advogados Brasileiros entre 1992 e 1994, foi diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB-RJ e procurador do estado do Rio de Janeiro. Exerceu, ainda, a presidência científica da Associação Brasileira de Direito Civil.

Em 2015, foi o primeiro homenageado com a Medalha Antonio Evaristo de Moraes Filho, criada pela Ordem para premiar carreiras acadêmicas de destaque.

Lira deixa a esposa, Magally Pereira Lira; dois filhos, Jerônimo José Pereira Lira e José-Ricardo Pereira Lira, que preside a Comissão Especial de Direito Urbanístico e Direito Imobiliário da Seccional; além de três netos, João Miguel Pereira Lira, Francisco Pereira Lira e João Roxo Pereira Lira.

Legado permanente

O criminalista Luís Guilherme Vieira, presidente (provisório) da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito do IAB, afirma que Ricardo Lira foi o maior conhecedor de Direito Urbanístico que o Brasil já teve. E ressalta que seu legado permanecerá vivo por por muito tempo.

Mestre Lira, como era chamado carinhosamente por todos e todas, inclusive pelos que com ele não privaram mais intimamente foi, dentre outros, professor titular de Direito Civil e emérito da Uerj, ocupando, também, a diretoria da Faculdade de Direito, universidade pela qual se bacharelou, ocupando, do inicio ao fim do curso, a dádiva de ser o seu primeiro aluno, bem como, por distinção de seus pares, o ledor do discurso de formatura, tirante ter sido, doutra banda, o grande maestro responsável pela implantação dos cursos de mestrado e doutorado até hoje havidos, no Brasil, como um dos mais bem avaliados pela Capes, por onde igualmente teve a felicidade de levar às suas luzes em prol dos Direitos sociais com o condão, poder-se-ia dizer, de ter, com o time que dividia tal missão, aprimorado toda à sua então metodologia.

O professor Ricardo-Cesar Pereira Lira dedicou, com honradez e ética, toda à sua vida aos direitos sociais, a sua grande amada-amante, tendo tido, por tal razão, para o gáudio dos brasileiros e brasileiras a inigualável felicidade de formar um sem-número de alunos, muitos dos quais se tornaram seus verdadeiros discípulos, espalhando, até os dias atuais e pelo mundo afora, as suas lições humanísticas, que são imorredouras.

Por tantas qualidades e sabedoria, assessorou os legisladores constituintes em tudo que está na Constituição relacionado ao uso do solo urbano.

Mestre Lira está em cada cantinho do Universo a reverberar e multiplicar os seus legados, que são atualíssimos.

Sem medo de errar e desmerecer os demais professores, foi o maior conhecedor sobre o solo urbano que o país já teve, em consequência, cravou na rocha da vida o seu nome e os ensinamentos, para que os ventos não os levem.

O professor Ricardo-Cesar Pereira Lira deixa um vácuo, especialmente na academia, que será de difícil reparação; a missão, doravante, está nas mãos dos seus múltiplos discípulos, que saberão honrar os seus ensinamentos.

Serviço
Data: 25 de junho
Local: Paróquia Nossa Senhora da Paz
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 339 — Ipanema
Horário: 10h

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!