Nova Advocacia

Nelson Wilians desafia cultura da profissão, mas cresce sem parar

 

4 de junho de 2024, 19h00

Muitos resistem, mas a indústria jurídica — nos últimos anos e em algumas esferas — virou um setor econômico como o comércio, a área financeira ou a indústria. Escritórios assemelham-se cada vez mais a empresas e são cada vez menos parecidos com templos ou consultórios — no que pese seu papel institucional, como acontece com a imprensa, por exemplo.

As bancas tornaram-se aceleradoras de negócios. Usinas de soluções empresariais. Viabilizam fusões, aquisições, grandes empreendimentos. Mas não só. Resolvem dissoluções de sociedades, casamentos, negócios que não deram certo ou problemas eleitorais que, de início, pareciam insolúveis.

A advocacia moderna criou modelos de bancas inovadoras. Algumas mais ousadas do que a cultura vigente consegue absorver. É o caso da heterodoxa Nelson Wilians Advogados (NWADV), escritório/empresa que vem desafiando todos os paradigmas da advocacia tradicional — o que às vezes irrita quem tem outra visão da atividade. É um sucesso de público, pode-se dizer. Mas não de crítica.

O importante, explica o fundador da firma, é que o cliente final esteja satisfeito. Na sua definição, o “advogado é um solucionador de problemas ou mitigador de danos”.

Presença nacional

O escritório Nelson Wilians Advogados informa que fechou o primeiro trimestre de 2024 com um crescimento de 99,78% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados acompanham a tendência verificada do ano anterior, em que a banca chegou ao expressivo índice de 45% de crescimento em relação a 2022.

Esse processo de expansão teve início a partir de 2017, quando começou a ser implantado no escritório um planejamento de governança corporativa. Atualmente, conta com 29 filiais, presentes em todas as capitais do Brasil, Distrito Federal e mais os escritórios de Campinas e Ribeirão Preto em São Paulo.

A banca informa ter cerca de 2 mil profissionais, entre colaboradores e associados, com aproximadamente 1.100 advogados contratados e cerca de 657 mil processos ativos sob sua responsabilidade. O número de clientes ativos já passa dos 20 mil, sendo que a matriz, localizada em São Paulo, corresponde a 50% do faturamento total.

Braço social

Desde 2017, além de sua atuação no campo jurídico, a Nelson Wilians Advogados estende seus esforços para a promoção da democratização de oportunidades e para a redução das desigualdades sociais. Através do Instituto Nelson Wilians, uma instituição social sem fins lucrativos, destinada ao amparo das parcelas menos protegidas da sociedade — nos campos educacional e legal.

A presença nacional se reflete no reconhecimento que a banca tem encontrado no país. Nelson Wilians, sócio fundador do NWADV, na semana passada, foi homenageado com os títulos de Cidadão Mato-Grossense e Acreano, somando-se a outros 27 títulos de cidadania pelo Brasil.

O biorritmo herético da firma transparece na internet. Com mais de dois milhões de seguidores em suas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, LinkeDin), Wilians tornou-se uma figura influente no cenário jurídico, econômico e político nacional, compartilhando conteúdo sobre advocacia, filosofia, estilo de vida e negócios. Sua influência estende-se além da comunidade jurídica, alcançando várias áreas e o empreendedorismo em geral. Os posts de Wilians já foram vistos mais de 180 milhões de vezes.

Nelson Wilians tem promovido eventos com o grupo Esfera Brasil, uma organização que reúne grandes empresários, empreendedores e membros da classe produtiva para discutir e promover ideias sobre o Brasil juntamente com os entes políticos e de Estado.

Banca holística

“A advocacia não vive em um mundo à parte. É fundamental estar conectado, se expor dentro dos limites éticos da profissão e demonstrar, por meio do trabalho, que a advocacia e o empreendedorismo caminham juntos e podem trazer prosperidade”, afirma Wilians.

Ele afirma ainda que seu escritório é líder em serviços pro bono no país, e que desde sua fundação, há 25 anos, tem se dedicado não apenas à advocacia, mas também a combater as desigualdades sociais por meio do Instituto Nelson Wilians, que presta assessoria jurídica gratuita a instituições do terceiro setor em todo o país.

“O INW está em todo o país, oferecendo serviços gratuitos de assessoria jurídica às instituições do terceiro setor. Além disso, estamos participando ativamente de projetos e ações sociais direcionados aos grupos mais vulneráveis da sociedade. Essa iniciativa visa a contribuir para o fortalecimento e apoio dessas organizações que desempenham um papel essencial em nossa sociedade”, finaliza.

Clique aqui para ver o vídeo com a entrevista de Nelson Wilians ou assista abaixo:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!