Advogado defende cocriação para oferecer eficiência aos clientes
16 de dezembro de 2024, 9h40
O advogado contemporâneo não deve se prender a fórmulas antigas, apresentando apenas ao cliente sua perspectiva sobre determinada lei ou sobre determinada jurisprudência. O profissional deve atuar em grupo, e a cocriação deve apontar para soluções completas e eficientes para os clientes.
O argumento é do advogado e professor Antonio Carlos Aguiar, sócio do Peixoto & Cury advogados, que concedeu entrevista à série Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito. Nela, a revista eletrônica Consultor Jurídico conversa com alguns dos nomes mais importantes do Direito e da política sobre os temas mais relevantes da atualidade.
“(O advogado) busca e apresenta para o cliente o que efetivamente ele necessita, ou seja, soluções. E como é que nós trazemos e encontramos essas soluções? Pegamos um nexo de cada um dos pontos, tal qual um mosaico de soluções, colocamos tudo em um quadro, fazemos um planejamento estratégico, utilizamos metodologias específicas, para dar ao cliente a solução.”
Aguiar cita que os advogados têm de fazer “mergulhos empáticos” dentro do contexto que o cliente está vivenciando. “O advogado do século 21 tem de ter um mindset diferente, não mais analógico, em que olhava uma lei e dizia se podia ou se não podia”, diz.
O professor cita que o “apetite pelo risco” continua sendo do cliente, mas o advogado tem de trabalhar de forma multidisciplinar, em uma espécie de cocriação com outros profissionais para oferecer uma solução eficaz, eficiente e completa ao cliente, olhando os processos sob todas as perspectivas possíveis.
“Todos no time verificam o cliente, todos palpitam e apresentam a melhor solução. Eu não dou um pedacinho trabalhista e outro dá um pedacinho tributário. Eu não junto pedacinhos. Ao contrário: todos, com uma discussão de cada um dos pontos, verificam, estudam e compreendem o ambiente complexo e, aí sim, pegam os nexos e apresentam uma solução”, completa.
Clique aqui ou assista abaixo a íntegra do vídeo:
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!