RAIO-X DA INSTITUIÇÃO

Universidades conduzem pesquisa para traçar perfil de integrantes do Ministério Público

Autor

13 de agosto de 2024, 19h12

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a colaboração da Corregedoria Nacional do Ministério Público, estão conduzindo uma pesquisa para entender melhor quem são os membros do Ministério Público e quais são suas principais áreas de atuação.

Objetivo da pesquisa é entender melhor quem são os integrantes do MP

O objetivo é garantir que o trabalho do MP seja continuamente aprimorado e alinhado às demandas da sociedade. A participação é voluntária, e a identidade do participante e as respostas serão tratadas com total confidencialidade. O questionário pode ser respondido até o dia 15 de setembro.

As perguntas visam a identificar idade, raça, gênero e escolaridade dos integrantes do MP. Além disso, a pesquisa busca entender como promotores e procuradores de Justiça se posicionam sobre temas como cotas raciais, descriminalização do uso de drogas, legalização do aborto, pena de morte, privatizações e corrupção.

O estudo também pretende entender como os profissionais avaliam a atuação do MP a que pertencem em diversas áreas, como controle externo da atividade policial, defesa do patrimônio público, proteção do meio ambiente e investigação e promoção de ações criminais.

Elaboração de políticas

Os dados coletados serão úteis tanto para a academia, possibilitando pesquisas mais aprofundadas, quanto para a Corregedoria Nacional do MP, que poderá utilizar as informações para desenvolver políticas e estratégias mais alinhadas às demandas sociais.

O projeto conta com a participação de equipe multidisciplinar, com especialistas em Sociologia, Ciência Política, Direito, História e Comunicação.

O cientista político Fábio Kerche, um dos coordenadores da pesquisa e professor da Unirio, afirma que é essencial compreender o Ministério Público e seus integrantes.

“O MP é um órgão fundamental para a democracia e possui características muito singulares no Brasil. A pesquisa se insere no esforço da academia em compreender essa instituição. Nosso objetivo é traçar um perfil dos promotores e procuradores brasileiros, mapear suas prioridades, como eles percebem o sistema de Justiça e a opinião desses atores sobre temas relevantes para a sociedade brasileira. Felizmente, para essa tarefa, contamos com o apoio da Corregedoria do CNMP e de outras associações de integrantes do MP brasileiro.”

Clique aqui para responder ao questionário

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!