Opinião

Preço do serviço, juros e multa contratual: o que deve constar na nota fiscal?

Autor

  • Monya Pinheiro

    é advogada pós-graduada em Direito Tributário pelo IBET MBA em Práticas Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu sócia do escritório Pires Pinheiro Freitas—PPF Advocacia.

    View all posts

22 de abril de 2024, 20h20

Não é novidade que o fato gerador do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) é a prestação de serviços constantes na lista anexa à LC 116/2003. Também não é surpresa que a base de cálculo do imposto municipal é o preço do serviço (artigo 7º da LC 116/2003).

As legislações municipais, que por enquanto ainda estabelecem as regras sobre ISS em cada município, disciplinam o lançamento e o momento de pagamento (critério temporal) do imposto. No município de Salvador, por exemplo, o ISS é devido “no mês, com a ocorrência do fato gerador, nos termos do artigo 105 da Lei Municipal 7.186/2006. Na hipótese de recebimento antecipado do preço do serviço, inclusive, deve o respectivo documento fiscal ser emitido e o imposto recolhido.

É exatamente o momento da emissão da nota fiscal que pode gerar dúvidas, seja para o prestador quanto para o tomador dos serviços.

A emissão de nota fiscal é uma obrigação acessória do contribuinte prestador do serviço, que não se confunde com a obrigação principal de recolher os tributos nela (nota fiscal) destacados. A ausência de emissão de nota fiscal não descaracteriza a ocorrência do fato gerador da prestação de serviço constante na lista anexa LC 116/2003.

Não é incomum que o prestador de serviços, mesmo com a realização do fato gerador do ISS (prestação dos serviços), retarde a emissão do documento fiscal respectivo, sob a justificativa de que o tomador não realizará tempestivamente o pagamento contratado. O objetivo do prestador, nessas situações, é evitar o imediato ônus tributário que terá de ser suportado exclusivamente por si, sem a contraprestação pelos serviços prestados.

Spacca

Infelizmente, ao menos no âmbito jurídico, uma coisa nada tem a ver com a outra. A emissão da nota fiscal, obrigação acessória do prestador dos serviços, relaciona-se com o fato gerador da prestação dos serviços, e não com o pagamento da contraprestação pelo tomador dos serviços.

Essa análise é relevante porque, comumente, a prestação de serviços é lastreada em contratos (escritos ou verbais), nos quais são ajustados a incidência de juros moratórios e a penalidade de multa por atraso na hipótese de inadimplemento da obrigação financeira.

Tratam-se de acréscimos acessórios contratuais, lastreados na legislação cível, mas que, a rigor, não se confundem com o preço do serviço.

Imaginemos o seguinte cenário hipotético: prestação de serviços ocorrida em abril de 2021, não tendo o prestador cumprido a sua obrigação acessória de emitir a nota fiscal contra o prestador naquela ocasião, por receio de não receber tempestivamente a remuneração contratualmente ajustada.

Somente em abril de 2024, após discussão judicial, as partes convencionam o pagamento do valor do serviço e de parte dos acréscimos moratórios previstos em contrato. A nota fiscal que será emitida agora em 2024, relacionada ao serviço prestado em 2021, deve indicar o preço contratualmente estipulado pelos serviços ou o valor acordado, que engloba parcelas contratuais distintas do preço do serviço?

A nota fiscal deve registrar o preço do serviço, base de cálculo do ISS. A emissão extemporânea do documento fiscal não autoriza a alteração do preço do serviço pactuada entre as partes, decorrente de serviços já prestados. Eventuais acréscimos de mora e multa contratual não compõem o preço do serviço, não devendo, portanto, serem oferecidos à tributação do imposto sobre serviços de qualquer natureza.

Não obstante, devem tais acréscimos ser reconhecidos como receita pelo prestador do serviço, havendo a incidência do PIS, Cofins e também IRPJ e CSLL, mas não objeto da nota fiscal de prestação de serviços, sob pena de tributação pelo ISS de quantia distinta do preço do serviço pactuado.

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!