Consultor Jurídico

Deltan tentou usar ANPR para defender procurador que atacou STF 

29 de setembro de 2023, 20h36

Por Redação ConJur

imprimir

O ex-chefe da finada "lava jato", Deltan Dallagnol, tentou usar a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para os seus propósitos. Em uma conversa de 28 de abril de 2018 — apreendida pela "operação spoofing" e à qual a revista eletrônica Consultor Jurídico teve acesso —, o agora deputado federal cassado contou a colegas que tratou com José Robalinho, ex-presidente da ANPR, sobre a possibilidade de utilizar a entidade para defender um procurador lavajatista.

Fernando Frazão/Agência Brasil
Deltan tentou usar associação para defender  procurador lavajatista que atacava o STF
Fernando Frazão/Agência Brasil

''Robalinho ANPR tendo em vista as alegações públicas e notórias que o corregedor do CNMP está fazendo, por que a ANPR não organiza um manifesto sobre a liberdade de expressão dos membros do MP direcionado a ele? Eu até pensei em lista de apoio ao Carlos Fernando. O cidadão acima tem que ser pressionado! Senão vai fazer estragos'', escreveu Deltan — os diálogos são reproduzidos nesta reportagem em sua grafia original. Ele se referiu a Orlando Rochadel, à época corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A tentativa de usar o peso da associação de procuradores em prol da "lava jato" teve como motivação a abertura de processo administrativo disciplinar contra Carlos Fernando dos Santos Lima, que atuou no consórcio de Curitiba. O PAD foi aberto porque o promotor atacou o presidente da República à época, Michel Temer, o Supremo Tribunal Federal e seus ministros em uma publicação no Facebook.

No mesmo diálogo, Deltan orientou Carlos Lima sobre os procedimentos a serem feitos para que a ANPR pudesse agir em seu favor. 

"Carlos pra fazermos algo assim precisamos de cópia integral do seu procedimento pra saber exatamente o que tem nele e deixar todos tranquilos que não tem baixaria sua", disse Deltan. 

Leia o diálogo na íntegra:

29 Apr 18
15:09:36 Deltan Robalinho ANPR tendo em vista as alegações públicas e notórias que o corregedor do CNMP está fazendo, por que a ANPR não organiza um manifesto sobre a liberdade de expressão dos membros do MP direcionado a ele? Eu até pensei em lista de apoio ao Carlos Fernando. O cidadão acima tem que ser pressionado! Senão vai fazer estrago''
15:09:36 Deltan Mensagem minha ao Robalinho.
15:10:07 Deltan Carlos pra fazermos algo assim precisamos de cópia integral do seu procedimento pra saber exatamente o que tem nele e deixar todos tranquilos que não tem baixaria sua
15:10:15 Deltan Consegue cópia por favor
16:10:38 Não estou entendendo nada.
16:20:34 O que existe eu já te mandei.
18:49:51 Deltan Mandou onde? Manda aqui?