Pais & Filhos

Advogados dão dicas profissionais para jovens em evento da OAB

 

29 de novembro de 2023, 15h53

Nesta terça-feira (28/11), advogados deram dicas para os profissionais mais jovens no painel “Iniciação à Advocacia”, da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. O evento acontece no Expominas, em Belo Horizonte.

Raul Spinassé
Palestrantes do painel “Iniciação à Advocacia”

“É preciso mais ouvir do que falar, procurar saber o que a pessoa traz. Uma relação humana pode ser o diferencial para que a pessoa contrate você ou outro profissional”, disse o presidente da OAB-MS, Bitto Pereira. “Na hora em que estiver atendendo potencial cliente, não atenda o telefone, não acesse redes sociais”.

Ele também alertou os jovens para fazer contratos de honorários com cláusulas que garantam o pagamento, mesmo se houver acordo entre as partes, por exemplo. “Há casos em que clientes pedem a desistência e querem, mesmo assim, tirar os honorários”, exemplificou.

O advogado Bruno Baptista, conselheiro Federal de Pernambuco, disse que advogados especialistas em oratória nem sempre são naturalmente comunicativos ou destemidos. Ele recomendou que os jovens advogados trabalhem a autoconfiança, não tenham medo da tribuna e pensem que são capazes de uma vitória.

Antes de subir à tribuna, ele sugere fazer um roteiro do que irá falar, cumprimentar todos os presentes, com os devidos pronomes de tratamento, e usar argumentos fortes para convencer os ouvintes. “Entre com sorriso no rosto, humanize o discurso com histórias e poemas. Podemos desenvolver todas as habilidades com treinamento”, garantiu.

Já Fábio Brito Fraga, conselheiro federal por Sergipe, salientou a importância de o advogado sair do “lugar comum”, desde a forma de se apresentar para o cliente até a performance nos tribunais. Ele também orientou o uso de trechos de poemas e músicas nos tribunais para envolver as pessoas.

Promovida pelo Conselho Federal da OAB e pela seccional mineira da Ordem, a conferência tem como tema “Constituição, Democracia e Liberdades”. Até esta quarta-feira (29/11), serão 50 painéis com temas variados, especialmente sobre questões atuais do país. Ao longo do evento, a OAB estima receber cerca de 400 palestrantes e 20 mil profissionais.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!