Novo projeto

Lewandowski presidirá comitê gestor do Observatório USP das Instituições

Autor

14 de março de 2023, 7h33

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, vai presidir o comitê gestor do Observatório USP das Instituições, centro de pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) voltado ao estudo das instituições brasileiras.

Gil Ferreira/Agência CNJ
Lewandowski chefiará comitê formado por nomes das áreas pública, científica e cultural
Gil Ferreira/Agência CNJ

Lewandowski, que é professor da Faculdade de Direito da universidade, reuniu-se na semana passada com a vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, e outros representantes da instituição para discutir a estruturação do observatório.

Com projeto apresentado no ano passado, o Observatório USP das Instituições será um fórum permanente focado na análise das instituições nacionais e internacionais e na formulação de inovações e propostas de aprimoramento. O conselho gestor que o ministro presidirá será formado por representantes das áreas pública, científica e cultural.

O novo centro de pesquisa contará com especialistas na análise do desempenho, da organização e do funcionamento das instituições brasileiras, da família ao Estado. Entre os temas que serão estudados estão a dinâmica dos três poderes, o federalismo brasileiro e o papel das políticas públicas.

Além da vice-reitora, participaram da reunião o procurador-geral da USP, Marcelo José Magalhães Bonizzi, e o superintendente jurídico, Fernando Facury Scaff, entre outros responsáveis pela apresentação da estrutura administrativa do Observatório e da programação preliminar dos eventos que ocorrerão no novo centro.

Lewandowski tem aposentadoria no STF programada para maio, quando completará 75 anos de idade. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!