Repúdio a ataques

IAB se coloca à disposição para cooperar com os três poderes contra golpismo

Autor

9 de janeiro de 2023, 22h50

Apesar de estar em período de recesso, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a partir desta segunda-feira (9/1), passa a funcionar em estado de vigília e fica à disposição dos três poderes e da sociedade civil para cooperar com o que for necessário e em qualquer instância ou esfera de atuação para garantir o Estado Democrático de Direito.

Reprodução
Terroristas atacaram prédios públicos em Brasília neste domingo (8/1)
Reprodução

A medida foi tomada por meio de portaria assinada pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches. 

Em nota, o instituto repudiou com veemência os atos terroristas praticados neste domingo (8/1) em Brasília.

"Uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito democraticamente, extremistas golpistas inconformados com o resultado das urnas visam a deslegitimar a manifestação soberana do povo, pelo voto. O caráter violento dos atos praticados foge ao que a lei estabelece como manifestação pacífica. Esses atos lesaram o patrimônio público e cultural, visando a atingir os pilares institucionais da democracia brasileira", apontou o IAB.

De acordo com o órgão, "a omissão das forças públicas de segurança representa grave conivência, que torna imperativa a apuração severa e urgente das responsabilidades, a fim de que seja interrompida imediatamente a desordem instalada".

O IAB também ressaltou que "não irá admitir qualquer atentado ao Estado Democrático de Direito e seguirá vigilante e intransigível na defesa de nossa institucionalidade constitucional e de nossa democracia".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!