Grupo de trabalho

Comissão de juristas que atualizará Código Civil será anunciada na próxima semana

Autor

19 de agosto de 2023, 9h51

Promover alterações no Código Civil (Lei 10.406) para que a legislação acompanhe as mudanças da sociedade brasileira é o objetivo da comissão de juristas que será formalizada na tarde da próxima quinta-feira (24/8), na Presidência do Senado Federal. O colegiado será presidido pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Lucas Pricken/STJ
O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, presidirá o colegiado
Lucas Pricken/STJ

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez o anúncio durante evento promovido na Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP), em celebração aos 20 anos do novo Código Civil.

Além do Código, o grupo deve incluir em suas discussões algumas matérias que já tramitam no Congresso Nacional, como o PL 2.569/2021, que amplia as hipóteses de divórcio consensual; o PLC 29/2017, que regula o setor de seguros privados; e o PL 3.612/2021, que trata do teletrabalho. O Marco Legal das Garantias de Empréstimos (PL 4188/2021), que permite a produção de testamentos digitais, também fará parte dos debates.

Salomão fará a indicação dos nomes para formação do colegiado. Juristas, professores, advogados, membros do Ministério Público, magistrados e profissionais extrajudiciais poderão compor o grupo. Com informações da assessoria de imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!