Honra ao mérito

Luiz Fux recebe homenagem do IAB por sua atuação como presidente do STF

Autor

18 de novembro de 2022, 21h16

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) concedeu ao ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, a Láurea de Agradecimento da Casa de Montezuma pelo sucesso de sua atuação como presidente da corte e por sua trajetória no Direito.

Carlos Humberto/SCO/STF
Carlos Humberto/SCO/STFMinistro comandou a corte durante os principais momentos de crise entre poderes

O ministro comandou o STF durante os principais momentos de crise entre os poderes e pautou casos como marco temporal indígena e quebra de patentes. Ele ocupou a Presidência entre 2020 e este ano, quando foi substituído por Rosa Weber.

A honraria foi entregue a Fux pelo presidente do IAB, Sydney Sanches, na solenidade de homenagem ao ministro promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (17/11). 

"O ministro teve destacada atuação no combate à desinformação, na defesa do processo eleitoral, na preservação da nossa institucionalidade constitucional e na salvaguarda do Estado democratico de Direito, agindo como escudo na proteção de nossa democracia", afirmou Sanches. 

Durante seu discurso de agradecimento, Fux reafirmou seu compromisso com o Direito e a defesa do STF, principalmente diante dos ataques sofridos nos últimos anos. Ele destacou que sua gestão foi relevante para a modernização do sistema de Justiça e com atuação firme diante de momentos de ameaça à democracia. 

"Daqui a algumas décadas, tenho a convicção de que as nossas e as próximas gerações, mais distanciadas das paixões que inebriam os nossos dias, olharão para trás e reconhecerão o papel do Poder Judiciário em prol da estabilidade institucional da nação, na proteção dos direitos humanos e na guarda da democracia", disse o ministro.

Mais homenagens
Sydney Sanches também representou o IAB na cerimônia de homenagem a dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil promovida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, também nesta quinta.

O Parlamento fluminense entregou a Medalha Tiradentes, principal honraria do estado, ao presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e ao corregedor-geral da seccional fluminense da entidade, Paulo Victor Lima. Na mesma ocasião, o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro foi concedido ao presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!