Situação grave

Plano deve custear exame genético para paciente com câncer de mama

Autor

24 de julho de 2022, 7h19

Por vislumbrar perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, a desembargadora Clara Maria Araújo Xavier, da 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar para obrigar um plano de saúde a custear um exame genético indicado a uma paciente com câncer de mama. 

123RF
123RFPlano deve custear exame genético para paciente com câncer de mama

Após a realização da cirurgia para retirada do tumor, o médico indicou o exame para ajudá-lo na decisão dos próximos passos do tratamento. Trata-se de um exame genético que avalia o risco do desenvolvimento de metástases em dez anos e o benefício da quimioterapia em pacientes com determinados receptores hormonais.

A operadora de plano de saúde não liberou o exame sob o argumento de que não havia cobertura pelo rol da ANS. Com base em julgamento recente do Superior Tribunal de Justiça (EREsp 1.886.929), definindo que o rol de procedimentos da ANS é taxativo, não exemplificativo, o juízo de primeira instância negou a liminar pleiteada pela paciente. 

A relatora no TJ-SP adotou posicionamento em sentido contrário. Para a desembargadora, estão presentes os requisitos para concessão da liminar, principalmente o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Assim, ela concedeu prazo de 48 horas para que o plano de saúde autorize e dê cobertura ao exame prescrito à autora.

"A recorrente foi diagnosticada com carcinoma intensivo da mama direita, tendo se submetido ao procedimento de adenomastectomia para retirada de tumor e ressecção de linfonodo como medida urgente de início de tratamento, devido à agressividade de seu diagnóstico, sendo o exame prescrito necessário para definição do tratamento quimioterápico adjuvante a ser seguido pela autora", disse Xavier. 

2148011-68.2022.8.26.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!