Duas frentes

Instituto de Defesa da População Negra lança podcast e manual contra violência

Autor

15 de agosto de 2022, 18h27

O Instituto de Defesa da População Negra (IDPN), que atua na construção de estratégias de justiça racial, lançou o manual de enfrentamento jurídico #BastadeViolênciaPolítica. Além disso, entrou no universo dos podcasts com o IDPN Cast.

Reprodução
Instituto de Defesa da População Negra lança podcast e manual contra violência
Reprodução

"Este é um momento importante para o IDPN porque marca a ampliação das ações propostas inicialmente. Isso nos permite reconhecer a importância de ter a Justiça sendo analisada a partir de uma perspectiva negra, numa sociedade onde o racismo baliza todas as ações", reflete o coordenador-executivo, Joel Luiz Costa.

Iniciado em 2020 para oferecer assessoria jurídica gratuita à população negra e formação para jovens advogados negros, o IDPN completa dois anos ampliando o leque de atuação. Com o lançamento do manual de enfrentamento jurídico, o instituto pretende contribuir para a diminuição e indicar ações práticas de enfrentamento à violência política, especialmente àquelas voltadas para candidaturas negras.

Ainda dentro do projeto de enfrentamento à violência política, o instituto está montando uma rede de advogados que atuem na defesa de eleitores e militantes que sejam vitimizados ou criminalizados no contexto das eleições de 2022. Os voluntários passarão por formações específicas sobre o tema, atuação criminal e práticas de delegacias (clique aqui para participar). 

Podcast do IDPN
Também foi lançado no Spotify o IDPN Cast, um podcast criado e apresentado pelos advogados do instituto. Toda quinta-feira, o podcast ganha um novo episódio, que vai falar sobre justiça para e a partir de pessoas negras, além de trazer estratégias dos casos atendidos pelo IDPN, as experiências de pessoas que tiveram a vida atravessada pelo cárcere e discutir questões atuais como violência política e candidaturas negras.

Para a coordenadora jurídica do IDPN, Juliana Sanches, o podcast não se destina apenas a profissionais do Direito.

"Acredito que esse novo formato que estamos lançando vai aproximar o IDPN não só do mundo jurídico, mas das pessoas que realmente precisam do nosso trabalho. Nosso ideal foi simplificar aspectos técnicos e mostrar como o sistema de Justiça atravessa a vida de todos nós das mais variadas formas. Para isso, trouxemos familiares e sobreviventes do cárcere, contamos as estratégias dos nossos casos e o como o racismo atravessa cada uma dessas histórias. Queremos levar a informação que o IDPN já disponibiliza, mas em um formato diferente".

O podcast foi produzido por Rodrigo Solidade, no Estúdio Kora Lab, no Rio de Janeiro.

Clique aqui para ler o manual
Clique aqui para ouvir o podcast

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!