ComScore aponta Poder 360 como principal site nacional de política
1 de dezembro de 2021, 16h47
O jornal digital Poder360 é a principal revelação do jornalismo brasileiro. Mais do que isso: entre os veículos criados para a internet dedicados à produção de conteúdo de política e economia, é o que tem maior público. É o que mostram os números de um dos principais aferidores de tráfego na internet, o ComScore. Pelo mesmo levantamento, esta ConJur é a segunda colocada.
A análise do ComScore mostra que, entre janeiro e outubro deste ano, a ConJur acumulou 36,6 milhões de visitantes únicos, média de 3,66 milhões por mês. Apenas o Poder360 superou essa marca, com 39 milhões de visitantes (média de 3,9 milhões por mês).
Outras empresas especializadas no controle de tráfego na internet priorizam a contagem por visitas. O ComScore privilegia o número de visitantes — o que pode fazer com que um site se saia melhor no número de pessoas, mas não em quantidade de visitas. A ferramenta é acessível apenas por assinantes, diferentemente do Similar Web, por exemplo, aberto a todos os interessados.
Os números dos dois líderes de audiência, e dos demais "nativos digitais" que aparecem no levantamento, mostram a força dos veículos criados para funcionar exclusivamente na internet, que contrasta com as crescentes dificuldades enfrentadas pelos "jornalões" — que não só perdem assinantes em ritmo constante como têm problemas para encontrar um modelo ideal de sobrevivência no ambiente digital. Os dez primeiros colocados do ranking do ComScore somaram mais de 174 milhões de visitantes no período compreendido entre janeiro e outubro deste ano.
Reconhecimento
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, exaltou o resultado do levantamento e chamou a atenção para o fato de que a pesquisa mede a quantidade de visitantes de cada veículo, e não o de visitas, o que dá mais consistência aos números.
"Estamos acostumados com rankings que consideram quantidade de visitas. O que vemos agora é a aferição da quantidade de visitantes únicos, o que, em tese, qualifica o levantamento. Vemos que, por esse critério, há espaço para o bom jornalismo e que o leitor-alvo aprecia conteúdo de qualidade", disse o ministro. "É um notável reconhecimento que precisa ser exaltado. Um troféu que valoriza o jornalismo profissional", comentou o advogado Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça.
Em uma entrevista concedida em março, outro ministro do Supremo, Ricardo Lewandowski, afirmou que os veículos digitais são protagonistas de um momento de profunda transformação do jornalismo praticado no Brasil.
"Até alguns anos atrás, havia um certo pensamento único na imprensa, abríamos os jornais e víamos que as manchetes eram basicamente as mesmas, e as matérias também. O jornalismo da blogosfera abriu uma visão mais plural, que não fica só na visão dos grandes veículos de imprensa. E hoje eu nem diria que essa imprensa é alternativa, é uma imprensa competitiva, que compete com a grande imprensa sem qualquer demérito", comentou o ministro.
O Poder360 também colhe elogios dos mais importantes atores do mundo político e do meio jurídico nacionais.
"Sou leitor do Poder360 e aconselho meus amigos a também serem, porque é uma síntese do que está acontecendo na política brasileira", afirmou o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. "O Poder360 efetivamente é um grande poder noticioso porque retrata a realidade dos fatos", concordou o também ex-presidente Michel Temer.
"Sou leitor assíduo do Poder360, do seu boletim diário, das pesquisas que realiza na área da política, da ciência social. Creio que essa avaliação é absolutamente precisa pelo que o Poder360 já representa no segmento de informação", comentou o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça.
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