Ilegalidade Tributária

Lei estadual que concede benefício e isenção de ICMS é inconstitucional, diz PGR

Autor

12 de agosto de 2019, 15h52

Lei estadual que delega ao governador a competência para a concessão de benefício fiscal de ICMS é inconstitucional, segundo a Procuradoria-Geral da República. Ela se manifestou em Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona uma lei de Goiás que concedeu crédito e até isenção de ICMS sem autorização do governo federal. 

Segundo a PGR, as medidas previstas na lei questionada preveem a concessão de incentivos e benefícios fiscais sem que haja um convênio prévio com outros estados, o que configura afronta ao princípio da legalidade tributária. 

"A jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal é no sentido da inconstitucionalidade de delegação do Legislativo ao Executivo da prerrogativa de dispor sobre a concessão de incentivos ou benefícios fiscais", diz. 

O parecer diz respeito a uma ação do ex-governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, contra lei do estado de Goiás que concede incentivos fiscais de ICMS sem autorização do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

Segundo a ação, dispositivos da Lei goiana 13.453/1999 – com as alterações introduzidas pelas leis estaduais 15.051/2004, 16.510/2009 e 16.707/2009 – que autorizam o chefe do Executivo goiano a conceder crédito e até isenção de ICMS, violam a Constituição.

Clique aqui para ler o parecer.
ADI 4.589

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!