
Mesmo apÃ³s errata, jornal terÃ¡ de dar direito de resposta a refinaria

Uma errata tímida não compensa o estrago feito por notícia inverídica e caluniosa. Com base nisso, a 5ª
Vara Cível do Rio de Janeiro determinou que o jornal Correio Braziliense conceda à Refinaria
Manguinhos o mesmo espaço que utilizou para publicar reportagem na qual afirmava que um motorista
era o dono da empresa. Se não cumprir a sentença, a publicação deverá pagar multa de R$ 5 mil.

ReproduÃ§Ã£o

Refinaria Manguinhos foi alvo de notícia inverídica publicada pelo jornal Correio Braziliense
em 13 de fevereiro deste ano.
Reprodução

As reportagens foram publicadas no dia 13 de fevereiro com os títulos Motorista é dono de refinaria e 
Advogado de lobista diz que dono de refinaria não é motorista dele. A empresa rebateu afirmando que é
uma sociedade anônima de capital aberto listada na Bovespa e com mais de sete mil acionistas e, por
isso, não pode ser propriedade de um dono só. O jornal então admitiu que errou e publicou errata.

De acordo com a decisão da juíza Mônica de Freitas Lima Quindere, o jornal "abusou do direito de
informar ao veicular notícia inverídica de pessoa supostamente ligada à operação lava jato como sendo
'dona' da companhia demandante, sendo certo que a errata publicada não teve o mesmo destaque, espaço,
dimensão da reportagem na qual houve o conteúdo ofensivo, este evidenciado por se tratar de notícia de
grande repercussão no país".

Motorista do lobista
As reportagens afirmavam que o economista Felipe Diniz teria relatado em depoimento prestado a
investigadores da Procuradoria-Geral da República que o comprador de uma refinaria defendida
anteriormente pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), identificado como Ângelo Tadeu
Lauria, é na realidade motorista de um lobista, identificado nas investigações como sendo responsável
pelo repasse de 1,3 milhão de francos suíços para o peemedebista. O repasse foi efetuado em 2011.

Segundo as reportagens, a informação constava dos autos do inquérito no qual Eduardo Cunha aparece
como suspeito de ter recebido dinheiro de João Augusto Rezende Henriques, apontado como operador
do esquema, em troca da compra de um poço de petróleo na África pela Petrobras. A petrolífera teria

CONSULTOR JURÃDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2024 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 09/11/2016



investido US$ 66 milhões sem encontrar o combustível fóssil. O caso é investigado pela operação “lava
jato”. 

Resposta na capa 
O direito de resposta na imprensa foi alvo de disputas judiciais nas últimas eleições. O então candidato
(posteriormente eleito) à prefeitura do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) obteve o direito de
responder na capa da revista Veja. Isso porque, há uma semana da eleição, a publicação apresentou
reportagem na qual contava suposta prisão que o senador teria sofrido anos antes.

A Justiça Eleitoral afirmou que Crivella havia sido apenas detido para averiguação e que a publicação da
reportagem, com chamada de capa com a foto do candidato sendo fichado, interferia na eleição. Porém,
o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a decisão. 

Clique aqui para ler a decisão da 5ª Vara Cível do Rio.

Autores: RedaÃ§Ã£o ConJur

CONSULTOR JURÃDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2024 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 09/11/2016

/2016-out-27/veja-dizer-capa-mentiu-prisao-crivella
/2016-out-28/condenacao-veja-publicar-resposta-crivella-capa-suspensa
https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/mesmo-errata-jornal-dar-direito.pdf

