Consultor Jurídico

Aspectos da reforma tributária serão discutidos em seminário da OAB

10 de maio de 2011, 8h29

Por Redação ConJur

imprimir

Para discutir aspectos relevantes do sistema tributário, advogados, parlamentares e membros do Executiva vão se reunir no dia 17 de maio no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, durante o seminário Reforma Tributária. Igor Mauler Santiago, membro da Comissão Especial de Direito Tributário da entidade, afirma que a intenção do evento é “propiciar um verdadeiro debate entre todos os interessados no assunto, e não um discurso unificado em favor de algum interesse específico”.

Na mesa de abertura Luiz Cláudio Allemand, presidente da comissão, e o o senador Armando Monteiro Neto falarão sobre “Reforma Tributária: Perspectivas”. O seminário terá cinco painéis. O primeiro, “Competitividade e Tributação”, conta com Sacha Calmon, professor da UFRJ e Presidente da ABDF; Fernando Pimentel, ministro do Comércio, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e com o deputado federal Claudio Puty (PT-PA), presidente da Comissao de Finanças e Tributação.

No segundo, sobre “Estatuto de Direitos e Garantias Fundamentais do Contribuinte: Um projeto para o Brasil” falarão o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso; o consultor geral da União, Arnaldo Godoy; e Kátia Abreu, senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura.

No painel sobre “Federalismo Fiscal e ICMS”, os palestrantes serão Adilson Rodrigues Pires, presidente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Andrea Calabi, secretário de Fazenda do estado de São Paulo; e o senador pelo Amazonas, Eduardo Braga.

Apresentarão palestras sobre “A Reforma Tributária e os Municípios” Roque Carrazza, professor da PUC-SP; Paulo Ziulkoski, prsidente da confederação Nacional dos Municípios; e Júlio Campos, deputado federal (DEM-MT).

No último painel, “Administração Tributária”, falarão o professor de Direito tributário da USP, Heleno Torres; o secretário da Receita Federal Carlos Alberto Barreto; e o vice-governador do Pará, Helenilson da Cunha Pontes.

Na mesa de encerramento, o professor Paulo Rabello de Castro apresentará o “Movimento Brasil Eficiente”, e o vice-presidente da República, Michel Temer, fará uma exposição sobre Reforma Tributária.

A entrada é gratuita. Ao final do evento será entregue um certificado de presença expedido pela Escola Nacional de Advocacia.