Livre acesso

Usuários da Brasil Telecom já podem acessar o YouTube

Autor

9 de janeiro de 2007, 16h25

Os usuários da Brasil Telecom já podem acessar o site de vídeos YouTube. A empresa de telefonia liberou o acesso à página depois que o desembargador Ênio Santarelli Zuliani, do Tribunal de Justiça de São Paulo, mandou “restabelecer o sinal do site”. O despacho é desta terça-feira (9/1).

Na segunda-feira (8/1), a decisão do desembargador armou uma confusão ao determinar que o acesso ao site fosse bloqueado. Zuliani, por meio da assessoria de imprensa do TJ, explicou que determinou tão somente o bloqueio do acesso ao vídeo de Cicarelli, e não ao conteúdo de todo o site. Mas a decisão dava margem à interpretação de que o acesso a todo o site deveria ser bloqueado.

Ele justificou a medida com o fato de que o YouTube não atendeu decisão anterior do próprio TJ paulista, que determinava que o vídeo de Daniella Cicarelli fosse retirado do ar. A produção exibe cenas de ardente paixão da modelo e do empresário Renato Malzoni Filho, namorando numa praia espanhola.

Hoje, em novo despacho, ao determinar que o site voltasse ao ar, Zuliani explicou a decisão que culminou no bloqueio do YouTube. Segundo o desembargador, a ordem foi para que fossem tomadas “providências que impeçam o acesso dos internautas brasileiros ao vídeo das filmagens dos autores da ação”.

Das cinco empresas que operam os troncos de conexão internacional (backbone), a Brasil Telecom e a Telefônica foram notificadas e bloquearam o acesso ao site. Os usuários da Telefônica continuam sem poder navegar no YouTube.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!