
Veja se livra de dar direito resposta Ã  Rede Bandeirantes

O Tribunal de JustiÃ§a de SÃ£o Paulo suspendeu a decisÃ£o que obrigava a revista Veja a publicar
direito de resposta do Grupo Bandeirantes. A decisÃ£o Ã© do desembargador Ribeiro da Silva. Cabe
recurso.

O desembargador destacou que a Bandeirantes nÃ£o apresentou as provas necessÃ¡rias que
justificassem a publicaÃ§Ã£o do direito de resposta. JÃ¡ a alegaÃ§Ã£o do grupo Band foi a de que a 
Veja, especialmente o colunista Diogo Mainardi, encabeÃ§ou uma campanha para denegrir a imagem do
grupo e atingir a honra pessoal dos diretores.

A briga comeÃ§ou depois que Mainardi publicou em vÃ¡rias ediÃ§Ãµes da revista Veja um suposto
favorecimento do governo federal ao Grupo Bandeirantes por meio de contratos de publicidade oficial
com a Play TV, do grupo Band, comandada pelo filho do presidente da RepÃºblica.

A Band afirma que desde que inaugurou a PlayTv, concorrente da MTV, pertencente ao Grupo Abril, que
tambÃ©m publica Veja, a revista iniciou uma â??sÃ©rie orquestrada de ataques mentirosos,
deturpaÃ§Ã£o de fatos, acusaÃ§Ãµes levianas e desabonadorasâ?• contra o grupo.

A mira de Mainardi focou a Rede 21 em razÃ£o do contrato com a Gamecorp â?? empresa da qual
FÃ¡bio LuÃs Lula da Silva Filho, filho do presidente Lula, Ã© acionista. O conteÃºdo da Gamecorp foi
adquirido pela Rede 21, que mudou o nome fantasia para Play TV.

Em uma de suas mais recentes colunas, Mainardi afirmou que depois do contrato da empresa do filho de
Lula com a Rede 21, o Grupo Band passou a receber mais publicidade de estatais. De acordo com o
colunista, Lula dÃ¡ dinheiro Ã  Bandeirantes, â??que deu um canal ao filho de Lulaâ?•.

Ao conceder direito de resposta Ã  Rede 21, a primeira instÃ¢ncia destacou verbete do Manual de
RedaÃ§Ã£o e Estilo do jornal O Estado de S.Paulo: â??Nunca atribua um crime a alguÃ©m, a menos
que a pessoa tenha sido presa em flagrante (e nÃ£o haja dÃºvidas a respeito da sua culpa ou confessado
ato). Mesmo que seja a polÃcia quem faÃ§a a acusaÃ§Ã£o, recomenda-se cautela para que o jornal,
involuntariamente, nÃ£o difunda uma versÃ£o que se possa demonstrar equivocada ou inverÃdicaâ?•.

JÃ¡ para o Tribunal de JustiÃ§a paulista nÃ£o houve provas que justificassem o direito de resposta.

Os advogados que representam a Editora Abril, Lourival J. Santos e Alexandre Fidalgo, do escritÃ³rio
Lourival J. Santos Advogados, afirmam que houve exageros na decisÃ£o inicial que exigia a
publicaÃ§Ã£o da resposta da Band.

â??A decisÃ£o do desembargador Ribeiro da Silva privilegiou a liberdade de expressÃ£o de crÃtica,
sobretudo quando se refere a assunto de interesse pÃºblico, e considerou, tambÃ©m, sem fundamento as
manifestaÃ§Ãµes da Rede Bandeirantesâ?•, destacou Alexandre Fidalgo.

Autores: RedaÃ§Ã£o ConJur

CONSULTOR JURÃDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2024 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 08/12/2006


